sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje vou dar mais algumas dicas relacionadas à Carreira, mas especificamente a como se preparar para uma entrevista de emprego de forma fácil. Essa é a forma que eu me preparo, então se tu te preparas diferente, comenta e compartilha teus conhecimento aí com a gente :D
Vamos começar!

Bom, então tu escolheu uma vaga legal e tal, achas que tens o perfil para preenche-la, mas... ~PRIMEIRA DICA~ tu procurou sobre a empresa? 

1 - PROCURE ALGUMAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA INTERNET SOBRE A EMPRESA

Nem todas possuem muitas, às vezes é só no site mesmo algumas infos institucionais e de histórico, mas isso já serve para tu entenderes que tipo de empresa se trata, se é uma empresa séria ou se é mais despojada, se é uma empresa grande ou pequena, se é reconhecida ou desconhecida no mercado, se tem a ver com o teu plano de carreira* e, principalmente, se é o tipo de empresa que tu gostaria e te adaptaria trabalhando. Isso é importante pra que tu não vá fazer a entrevista sem saber nada sobre quem tu quer que te contrate, bem pelo contrário, tu precisa ter argumentos para mostrar que tu vai te encaixar perfeitamente na vaga por que tu tem a ver com a empresa e etc. 

Caso tu não ache que a empresa tenha a ver contigo, mas seria super bacana a experiência para o futuro, não desiste agora. Avalia os pontos positivos e negativos e toma a decisão de se candidatar ou não à vaga pensando se vale a pena ou não. :)

*vou deixar aqui prometido um post sobre como fazer um plano de carreira

2 - OBSERVE COM ATENÇÃO O ENDEREÇO DO LOCAL DA ENTREVISTA E CHEGUE COM ANTECEDÊNCIA

Como na maioria das vezes se trata de um lugar novo, procure sempre deixar uma margem de erro bem grande para que, no pior dos casos, tu fique esperando pela entrevista e não o contrário, pois lembra-te: será a tua primeira impressão e ainda que ela possa não ficar para sempre, ela marca!
Isso por que como tu provavelmente não conhecerás o lugar, não sabe onde descer do ônibus ou onde estacionar, se tem trânsito, obras ou até mesmo um acidente imprevisível no caminho pode vir a te atrasar.

3 - MANTENHA UM PENSAMENTO E ATITUDE POSITIVOS ANTES E DURANTE A ENTREVISTA

Nenhuma empresa (pelo menos que eu conheça) tem a intenção de contratar alguém que não possui uma atitude positiva, seja para encarar coisas boas ou para coisas ruins, por isso é importante manter em mente apenas pensamentos bons, ainda que seja a tua 3784784a entrevista de emprego, tudo bem, em alguma momento vai dar certo e será perfeito da forma que for. O importante é pensar que cada entrevista é uma primeira oportunidade única de causar uma boa impressão, então tente não deixar com que o nervosismo te controle. 

"Ah sim! É muito fácil falar pra não ficar nervosa, quero ver fazer!!" ok, ok! Eu sei bem, mas tenho uma dica inédita que vai te ajuda com isso. Te liga só nisso: como o nosso cérebro é muito difícil de controlar nesses momentos de estresse ou tensão, a gente pode controlar a parte corporal que irá, automaticamente, afetar a parte cerebral. É simples; antes de entrar no lugar (que tu terás chegado com antecedência) vá até um banheiro disponível e espreguice-se, abra bem os braços e levante bem a cabeça, depois mantenha uma postura bem aberta, com o peito inflado, cabeça meio erguida e braços ao lado do tórax, respirando fundo e pensando em coisas boas. Concentre-se. Pense em quem você é e o que vai fazer ali. Saia desse banheiro determinado! :D

4 - ESTEJA PREPARADO PARA PERGUNTINHAS PEGA-RATÃO

Não é só nas comédias que os entrevistadores perguntam "como você se vê em 10 anos?" "quais são seus planos de curto e médio prazo?" "quem é o fulano que ninguém conhece?" "descreva-se em 2 palavras" "qual seu maior defeito?" "como você acha que as pessoas te veem?" "como tu acha que é?" e lá vai... A intenção, creio eu, seja tirar a pessoa da zona de conforto para ver como ela reage sob uma condição inesperada, então 4.1 - MANTENHA CALMA

Provavelmente, alguma dessas perguntas vai surgir no decorrer da conversa e para responde-las eu tenho algumas dicas extras:
4.2 - PENSE ANTES DE RESPONDER - eles não querem uma resposta pronta, pelo contrário, eles querem que tu pense no que tu vai falar
4.3 - SEJA HONESTO E HUMILDE NA RESPOSTA - seu maior defeito NÃO É perfeccionismo, okay?! É tipo um teste psicológico pra saber se tu não é um dissimulado ou uma pessoa falsa, desonesta, etc, por isso é importante que tu responda com sinceridade e com calma e caso seja sobre defeitos, não tenha medo, seja humilde. 
4.4 - CASO TU FALE ALGO QUE NÃO É BEM AQUILO, CORRIJA - às vezes na hora do nervoso a gente acaba falando coisas erradas ou não-verdades e fica com medo de corrigir. Na verdade, é melhor se corrigir do que soar não sincero, então quando tu não conseguir dizer o que tu quer, peça desculpas, diga que tu te expressaste mal e tente de novo. Nada além da verdade e de uma forma elegante ;)

5 - LEVE CONTIGO O TEU CV IMPRESSO

Parece quase arcaico, mas ainda é importante que tu leve pelo menos umas 3 cópias do teu CV impresso para a entrevista. Pode acontecer de eles se embananarem lá, não imprimirem ou quererem validar alguma coisa, enfim, e aí tu, uma pessoa muito proativa, tem o CV na mão. Primeira impressão, lembram ;) Very important!! Isso não é algo que tu vai sair distribuindo, só em caso de necessidade, é mais por segurança mesmo.

Caso tu ainda não tenha um Currículo ou queira modificá-lo, dá uma olhadinha nesse post aqui sobre Como montar um LinkedIn ou um CV que eu te ajudo :)

6 - SEJA TU MESMO, MAS SEJA UMA DAS MELHORES VERSÕES

Não quero que tu sejas falso, mas é muito importante (na vida) dar bom dia, boa tarde, por favor, com licença, obrigada para as pessoas. Caso tu não tenha esse costume, talvez seja um ótimo momento de praticar sua versão "gentileza", afinal ninguém quer trabalhar com um ogro grosso que não cumprimenta ninguém, que faz que não vê o porteiro ou a recepcionista. Lembra-te: durante a entrevista tu estarás sendo avaliado em tudo, inclusive durante a espera na salinha da recepção! Por isso, pense em ser cordial com todos e tente manter isso na vida caso ainda não faça! hahaha!

Então, pessoal, por hoje era isso para a nossa Tag Carreira aqui no BB Tips!
Se esse post te ajudou, avalia aqui abaixo, se tu tem mais dicas, comenta conosco e compartilha com os amigos!

Curte também a página do BB lá no FB e acompanha todas as postagens https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Um beijo da Vi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa aí o que você achou disso...