segunda-feira, 30 de maio de 2016

Como montar um LinkedIn ou um CV?

E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos iniciar a tag Carreira aqui no BB Tips, começando por como montar um LinkedIn ou um CV. Para você que está começando no mercado de trabalho ou que quer reformular o seu Currículo, eu vou te ajudar com algumas coisinhas que eu fiz lá desde muito antes de existir o LinkedIn.

Bom, pra montar um Curriculum Vitae, ou CV, existem vários templates prontos na internet, mas minha primeira dica é montar primeiro o teu LinkedIn e depois ir na opção de salvar como PDF. Isso facilita mil vezes a vida, por que o LinkedIn já tem os espaços prontos, basta apenas preencher. Mas, se assim como eu, tu gosta de montar com calma o CV que será impresso ou enviado por email, aqui vai como é categorizado o meu CV/LinkedIn atualmente e a minha dica pra cada partezinha:

1 - INFORMAÇÕES PESSOAIS

Por obviedade, as primeiras informações que precisam constar num Currículo são o nome, a qualificação e as informações pessoais do candidato. Parece ridículo, mas já vi CV sem nome, sério! Não cometam esse erro.

No LinkedIn eu deixo minha foto, meu nome completo, minha qualificação profissional e a cidade e região onde trabalho. Já no CV impresso que eu vou entregar ou enviar por email, eu adiciono meu email e meu telefone nesse campo e retiro a minha foto.

2 - RESUMO

O resumo é a parte onde tu conta um pouco de ti, dos teus objetivos pessoais e profissionais, do que tu almeja, do que tu espera e de como tu é, teu perfil, como tu trabalha em grupo ou individualmente, se tem liderança, se é introvertido ou extrovertido, se gosta de ter contato com cliente e etc. Aqui é legal também ressaltar alguns feitos bacanas nas experiências passadas ou na faculdade (ou até na escola) que possam te qualificar para aquele objetivo pessoal e profissional que tu colocou antes. É importante que as informações estejam bem alinhadas e que façam sentido com a vaga que tu estás te candidatando. 

3 - FORMAÇÃO ACADÊMICA

Aqui fica a teu critério desde quando citar a tua formação. Se teu ensino fundamental e médio foram em escolas muito renomadas e que tu acredites que faça diferença no momento do avaliador olhar teu currículo, coloca. No meu caso, achei bem desnecessário, por isso está apenas a minha faculdade, o curso, o ano de início e a previsão de conclusão.

Claro que quanto mais qualificações melhor, então se tiveres mais de uma faculdade, MBA, especialização, mestrado, doutorado e etc, coloca tudo ali! Conta muito! :)

4 - EXPERIÊNCIA

Na parte de experiência é onde tu mais vai gastar tempo, por que é importante que tu relate de forma resumida, mas valorizando tuas conquistas, tudo o que tu fizeste em cada uma das tuas posições. Coloque além das tarefas normais definidas aquelas que tu fizeste por vontade própria, criação de projetos, melhoria de processos, engajamento de pessoas, essas coisas. Isso aumenta as chances do carinha do RH querer te conhecer pra ver se tu fez mesmo essas coisas e já te dá uma chance de conversar pessoalmente (que é sempre melhor, né!). Lembrando que, de novo, ressaltar os feitos que tenham a ver com a vaga que tu tem interesse aumentam as chances de tu ser chamado, uma vez que tu já vinha fazendo um movimento profissional para aquilo.

4.4 - EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA

Pra quem já teve o prazer de ter uma experiência de trabalho voluntário, saiba que isso conta muito no Currículo, principalmente para as empresas que possuem um viés forte de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, por isso não deixe de citar, ainda que seja uma participação pequena, a gente sabe que nas instituições que precisam de trabalho voluntário toda a ajuda é muito bem-vinda e isso precisa ser valorizado no teu currículo também.

Pra quem ainda não tem uma experiência assim, na minha humilde opinião: tu estás perdendo tempo. Ter uma experiência com trabalho voluntário mostra que tu te importa com o outro, com o próximo, que tu faz mais por todos e isso é algo que tu não pode dizer que faz, o carinha do RH que precisa enxergar em ti. Ter a experiência já ajuda a saber se tu tem ou não essa personalidade. É claro, se tu não tem, dai nem faz! hahha! Lembrando que auxílio monetário não entra como trabalho voluntário, mas sim aquele que tu tira a bundinha da cadeira e vai ajudar, quem quer que seja!

Bom, pra quem tá começando no mercado de trabalho e ainda não tem experiência nenhuma, o mais importante agora é ter conhecimento e poder provar isso na forma de certificados. O que eu quero dizer é que tudo bem tu saberes mexer no pacote Office, todo mundo sabe, mas de repente é interessante ter um cursinho, mesmo que básico, pra que tu possas colocar no teu CV. E isso vale pra tudo. É claro que o que realmente vai valer é a tua desenvoltura na hora de efetivamente fazer o trabalho, mas se o teu currículo não provar nada de nada pro carinha do RH, tu, provavelmente, nem vai ter a chance de mostrar o que tu sabe fazer, ainda que o curso nem tenha te mostrado nada novo. Isso já nos engata pro ponto 5. 

Uma boa dica também é começar por um trabalho voluntário, como aconteceu comigo. Eu comecei a me engajar em um projeto muito legal de conscientização de jovens quanto ao uso de drogas promovido pela Prefeitura e depois de um tempo surgiu uma vaga e me escolheram :D

5 - CURSO E CERTIFICADOS

O LinkedIn separa esses dois, mas eu acho super desnecessário, mas enfim, aqui a gente vai colocar todos aqueles cursinhos desde lá do tempo do ÊPA como Informática Básica, por exemplo. Como eu gostava muito de fazer cursinhos, eu fiz de Português para Concursos (nunca fiz concurso mas sempre amei português!! haha!), fiz de Photoshop instrumental, fiz de Informática e de Pacote Office. Na época era mais pra me ocupar, mas depois foi super positivo poder colocar tudo isso no meu Currículo ainda sem nenhuma experiência. 

(Pra quem quer se qualificar gastando nada ou pouco, vou deixar prometido aqui um post com algumas possibilidades de bons sites de fornecem cursos de graça ou bem baratinhos online do mundo todo.) 

6 - IDIOMAS

Parece até desnecessário falar sobre a parte de idiomas, né, mas na verdade, é bem importante sim, principalmente por que eu tenho ouvido muitos comentários de gente que coloca idiomas no currículo que nem sabe falar e depois acaba se enrolando. Minha dica primordial da vida: nunca, repito, nunca coloque nesta parte um idioma que tu não saiba te comunicar. "Ah, mas por que? Conta ponto!" Sim, conta ponto, mas as empresas se conversam e elas testam, até mesmo nas entrevistas, então se tu não conseguir manter uma conversa ok com o entrevistador ele já vai te taxar de mentiroso e isso vai queimar teu filme não só com essa empresa ou com essa pessoa... Pensa nisso! 

Eu, por exemplo, sei falar 20 palavras em árabe, fiz um mês de italiano, me viro no espanhol, mas se vocês forem olhar o meu LinkedIn, meu único idioma além do Português é o inglês por que é o único que eu me garanto, ou seja, se o carinha do RH pedir pra falar comigo em inglês eu vou conseguir de boa (enferrujada, mas vai!)

Outra coisa importante é com relação ao NÍVEL de linguagem. Não é só por que tu vai pro Uruguai e todo mundo te entende que teu espanhol é nível básico de conversação. Tenha muito cuidado com isso. Repito: Nunca coloque um idioma que tu não saiba te comunicar! Isso é muito sério!

7 - COMPETÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES

Nessa parte é o momento de tu colocar as palavras-chaves de coisas que tu sabe fazer/mexer, para que as pessoas que te tem no LinkedIn e que te conhecem possam te recomendar, como por exemplo: Pacote Office; Windows; Mac Básico; Marketing; Estratégia; ... etc

É legal colocar alguns e não se empolgar muito, pra que não fique uma lista enorme pra quem olha o teu perfil. 

FIM!

OBS.: os números são só pra facilitar o post, ok? Não precisa enumerar as informações no CV!

Tenho certeza que seguindo essas diquinhas, vocês terão um "Perfil Campeão" lá no LinkedIn! hahaha! Lembrando que é bem importante estar com o currículo e o LinkedIn atualizados, já que a qualquer momento alguém pode ir lá procurar por ti ;)

E então, essas dicas te ajudaram? Me ajuda aqui e avalia o post aqui embaixo!
Comenta como tu gosta de organizar o teu CV e compartilha com os amigos, pois nesse momento de grandes demissões, estar sempre em dia com seu currículo e ter ele bem estruturado fazem muita diferença para uma boa vaga!

Curte também a página do BB lá no FB e acompanha todas as postagens https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Um beijo da Vi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa aí o que você achou disso...