segunda-feira, 4 de julho de 2016

Como estudar para provas e concursos

E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje na tag Como Faz a gente vai falar sobre Estudos!
Existem várias formas de estudar e a melhor forma vai depender do conteúdo a ser estudado e, principalmente, da melhor forma com que cada um aprende, por isso pode ser que o meu método mais certo de estudar seja o pior para alguém e vice-versa. Por isso é legal testar vários quando não está se conseguindo um resultado legal! Vou mostrar algumas sugestões :)

*Uma dica super legal enviada pela Lih Karoly, principalmente para concursos, é que "antes de começar os estudos através desses métodos, é bom fazer um cronograma com as disciplinas e as horas que tu vai gastar em cada uma delas para ajudar a se manter mais organizado e focado." 

1 - RESUMO

Para as disciplinas com muito conteúdo e conceitos, uma das técnicas que a gente mais faz/ouve dizer que se faz é o resumo. Ele é uma boa sugestão para quem tem poder se síntese e consegue reduzir grandes textos em conteúdos mais sucintos e, mesmo assim, sem perder o real conteúdo do texto. Pode ser feito à mão ou no computador, isso vai depender da forma com que tu fixa melhor na mente ao resumir. Ainda há muita gente que fixa melhor quando escreve à mão, só que às vezes mesmo os resumos ficam enormes e são super cansativos, então se tu é uma dessas pessoas, olha a dica 3. 

2 - IMPRIMIR E ESCREVER NOS SLIDES

Uma coisa que eu uso muito, principalmente quando estou com pouco tempo, é imprimir os slides da aula ou o material de uma forma bem visual, sem muito texto, vou lendo e escrevendo comentários sobre aquilo, completando o conteúdo. Isso é bom por que te força a lembrar do assunto apenas lendo a forma resumida dele. Pra quem é mais visual, esse tipo de estudo ajuda muito a lembrar das coisas por "onde elas estavam na folha".

3 - IMPRIMIR, GRIFAR TEXTOS IMPORTANTES E FAZER ANOTAÇÕES

Uma versão mais completa da opção de estudo 2 é imprimir o conteúdo e ir grifando o que é mais importante, além de fazer comentários do que é mais importante, do que não esquecer e etc. É uma ótima forma de fixação do conteúdo mais extenso, ou que exige maiores leituras.

4 - ESCREVER O CONTEÚDO EM FOLHA BRANCA

Eu fazia isso muito no início da faculdade, principalmente quando as provas eram dissertativas, ou seja, tu precisa escrever muito sobre aquilo e lembrar. Pegar uma folha em branco e ir olhando o conteúdo dado pelo professor e ir escrevendo com as tuas palavras sobre ele é uma forma ótima de fixar o conteúdo e já se preparar para saber o que tu vai escrever em cada questão.

5 - MAPAS CONCEITUAIS

Para aqueles conteúdos que têm muitos tópicos, subcapítulos e etc, uma técnica complementar que ajuda muito a visualizar a disposição dos assuntos é um mapa conceitual. O PowerPoint tem opções que tu vai preenchendo de acordo com a tua necessidade e ele monta tudo bem direitinho, só imprimir e aí fazer o passo 2.

6 - EXERCÍCIOS

Para matemática, física, finanças e esse tipo de conteúdo, nada melhor do que refazer os exercícios dados em aula para fixar a ordem de cálculo. Eu sempre refaço uns 2 exercícios olhando como se faz e depois vou fazendo sem olhar, só vendo se o resultado fecha. Aqui a regra é que quanto mais, melhor, então quanto mais dificuldade tu tiver, mais exercícios tu deve fazer.

7 - GRAVAR E OUVIR

Para aqueles que não são visuais, mas sim auditivos, uma ótima forma de estudar é a partir de áudios gravados em aula com a voz e explicação do professor, mas principalmente com a tua própria voz. Uma forma legal é ir lendo o conteúdo e fazendo comentários enquanto tu grava tudo, aí depois tu vai ouvindo, na academia, caminhada, no ônibus, onde for.

8 - FAZER PERGUNTAS POSSÍVEIS E RESPONDER

Taí outra coisa que eu faço muito, principalmente quando o conteúdo é muito difícil, eu vou pensando que tipo de pergunta o professor pode vir a fazer e vou respondendo, mentalmente ou escrevendo mesmo. Com o tempo de estudo e pegando o jeito com os professores, tu vai sabendo que tipo de pergunta pode cair e que tipo de resposta tu tem que dar, por isso é tão importante esse tipo de exercício mental.

Então, curtiu essas dicas? Tem alguma sugestão de como tu faz pra estudar em casa? Comenta aí :)
Compartilha essa e outras dica no FB: facebook.com/borboleteandoblog/

Beijo da Vi :)

2 comentários:

  1. Amei as dicas Vih.
    Importante salientar que antes de começar os estudos através desses métodos, é bom fazer um cronograma com as disciplinas e as horas que tu vai gastar em cada uma delas para ajudar a se manter mais organizado e focado. Beijos!

    ResponderExcluir

Cometa aí o que você achou disso...