domingo, 5 de junho de 2016

Quero viajar: Como escolher o meu destino?

E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje na tag Viagens aqui no BB Tips, vou falar um pouquinho sobre como eu escolho os meus destinos para viajar. Na verdade, quem gosta de viajar quer conhecer o mundo, mas isso nem sempre é possível de uma vez só, que nem é o meu caso, mas eu quero te ajudar aqui a definir uma lista de prioridades e iniciar um processo de concretização desse sonho, pra que ele não fique só na cabeça! Gostou? Então vamos lá!

1 - FAÇA UMA LISTA DE LUGARES QUE TU GOSTARIAS DE CONHECER

É importante que a lista esteja por uma ordem estabelecida por ti, pode ser por maior vontade, por mais fácil, mais barato, mais possível, mais perto, etc. O importante é elencar quais lugares serão visitados antes e quais serão visitados depois, pra que não se perca tempo pensando no planejamento de outros destinos. Uma coisa legal também é agrupar lugares próximos que possam ser visitados numa mesma viagem, como na Europa que vários países ficam bem próximos, por exemplo. Isso torna a viagem ainda mais enriquecedora e econômica ;D

1.1 - NUNCA SUBESTIME UM DESTINO

Independente de onde for, tenha certeza: sempre te trará momentos inesquecíveis. Por isso nunca pense com olhares pré-conceituosos sobre algum lugar ou tenha como verdade a opinião de alguém. Vá lá e tenha a sua própria :) Muitas vezes esses locais são os que têm menos turistas, por isso tendem a ser mais autênticos e diferentes, trazendo experiências únicas!

2 - LEIA TUDO O QUE PUDER SOBRE ESTE DESTINO

Saber além dos pontos turísticos, sobre a cultura, os costumes, a culinária, a segurança, o transporte e tudo mais do lugar que se irá visitar faz com que tu estejas preparado para a viagem, para algum contratempo e que tu avalie se é um destino que realmente te interessa. Alguns exemplos práticos disso é, por exemplo: uma pessoa com alergia à pimenta precisa pensar duas vezes antes de ir para o México ou para a Califórnia, ou uma pessoa que tenha intolerância ao glutem ou à lactose precisa verificar as condições de alimentação nos locais em que for viajar, ou ainda uma pessoa que tem problemas de locomoção ou que não gosta de andar de ônibus precisa verificar se é fácil transitar de carro, quais são as condições de aluguel de carros e, caso opte por transporte coletivo, como ele funciona e se ele é rápido ou não. São alguns exemplos para ilustrar a importância de entender ao máximo o lugar antes de estar lá passando trabalho, talvez em outra língua que não domina, então fique esperto ;)

3 - SE POSSÍVEL, CONVERSE COM ALGUÉM QUE JÁ TENHA ESTADO LÁ

Se conhecer alguém que já tenha estado lá, converse com essa pessoa. Tenho certeza que ela adorará conversar contigo sobre a viagem e isso irá te render várias dicas sobre o lugar, pontos turísticos interessantes, curiosidades, etc que vão fazer o teu planejamento mais fácil ;)

4 - ORGANIZE-SE FINANCEIRAMENTE PARA A VIAGEM

Como qualquer coisa no mundo, uma viagem requer investimentos financeiros. Há quem ainda ache que viajar é só pra gente rica, mas isso não é nem um pouco verdade. Geralmente, as pessoas que viajam - e não são ricas - economizam o ano todo por aquele objetivo, por isso nada é impossível. Lá no item 1 quando falamos sobre estabelecer a sua lista, se seu maior problema para concretizar uma viagem é o dinheiro, estabeleça destinos mais baratos ou mais próximos. Uma dica bônus que eu dou é: não vá sempre para o mesmo lugar. Exemplo: se no verão tu vais sempre para a mesma praia, tente dar uma variada. Conta como um lugar novo. ;)

Voltando ao assunto de se organizar, o mais legal de ter esse planejamento de viagem é que tu podes começar a guardar dinheiro com antecedência e já começar a olhar passagens aéreas com desconto, hotéis também, além de marcar as férias. É importante, ao definir o destino, saber mais ou menos quanto custa para passar um determinado período de tempo no lugar escolhido. Para ter essa base, minha dica é utilizar o site Quanto Custa Viajar. Esse site é super legal, ele compila preços por "estilo" de viagem para cada destino e te dá uma estimativa de preço final pelo tempo e época do ano que tu prendes ir, é interessante para casos de "desempate" de escolha de destinos lá no item 1 também. Entra lá e dá uma olhadinha! ;)

Se a tua maior dificuldade é guardar dinheiro, olha esse post aqui sobre Como Fazer Sobrar Dinheiro que eu te ajudo a organizar as tuas finanças e guardar uma boa quantia por mês pra tua viagem :D

5 - CONCRETIZE A SUA VIAGEM

Se tu seguiste essa dica de Comprar Passagens Aéreas, já podes começar comprando as passagens aéreas. Esse passo é tanto emocionante quanto assustador, por que não tem como voltar atrás geralmente, por isso esteja bem alinhado com os outros parceiros de viagem quanto aos valores e às economias e quando surgir a oportunidade, compre sem medo e sem peso na consciência. Lembre-se: o destino ficará para sempre no mesmo lugar, por isso não precisa ter pressa para conhece-lo, mas também não deixe isso fazer com que tu adie essa viagem pra sempre, ok?


O lema aqui é que "Viajar é a única coisa que tu compra que te deixa mais rico", então pense nas tuas prioridades de vida, exclua um pouco os bens materiais, e pense melhor sobre as experiência que tu quer ter na vida que apenas uma viagem pode te dar! <3

Então, pessoal, gostou do post? Avalia aqui embaixo se te ajudou ou não, comenta aqui conosco como tu define os teus destinos e compartilha as dicas com os teus amigos lá no FB do Borboleteando: https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Beijos da Vi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa aí o que você achou disso...