quarta-feira, 8 de junho de 2016

Por que fazer um intercâmbio?

E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje eu vou compartilhar com vocês alguns argumentos que eu adoro usar quando as pessoas me perguntam se eu acho válido fazer intercâmbio.

Na minha opinião, um intercâmbio é uma experiência que toda pessoa deve ter e isso é algo que tu vai ouvir de provavelmente todo mundo que já fez. Isso porque toda e qualquer pessoa que vai para um intercâmbio, volta diferente (geralmente melhor do que foi) e se orgulha muito disso. 

Essa postagem não objetiva falar sobre ser fácil ou difícil, caro ou barato ter uma experiência fora do país. Isso sempre dependerá das condições do intercâmbio, do país, do que tu pretende fazer lá e etc. Minha intenção é ajudar aqueles que estão com uma oportunidade e ainda estão ponderando sobre aceitar ou não, e também aqueles que pensam em fazer em algum momento da vida e querem saber mais sobre a experiência :) Bora lá!

1 - O INTERCÂMBIO TE MUDA PRA MELHOR

Quando a gente tem a oportunidade de sair debaixo da asa dos pais/responsáveis, embarcar num avião rumo a algum lugar longe, sem supervisão e sem ninguém te dizer o que fazer, as coisas mudam na tua cabeça. Num primeiro momento pode te bater um pavor, depois uma euforia e depois o senso total e real de responsabilidade. Quando a gente viaja pra fora, conhecemos muita gente na mesma situação que nós: morando longe da família, dinheiro curto, vontade de conhecer e explorar e uma carência absurda. É por isso que os intercambistas amigos viram uma família, se ajudam, se reunem, se trocam e etc. É preciso ficar esperto pra que ninguém se aproveite da situação frágil de uma ou outra pessoa mais sensível, mas num geral, tu aprende a criar laços fortes e a conviver com pessoas que tu nunca viu em pouco tempo, por que é só aquele tempo que tu tem, isso te faz uma pessoa mais intensa, mas humana, que não pensa pra trás, só pra frente. Te faz uma pessoa melhor.

2 - NO INTERCÂMBIO TU APRENDE A VALORIZAR O HOJE

Tirando aqueles intercambistas que morrem de saudade de casa e têm vontade de voltar, a maioria conta os dias que ainda tem com um certo pesar, por isso têm vontade de aproveitar cada segundo que resta como se fosse o último. Isso pode até parecer bobo, mas quem já passou por isso sabe que isso muda a nossa perspectiva de vida e de futuro. Eu antes de ir viajar pensava sempre que seria feliz quando chegasse tal momento, mas depois eu vi que jogar a felicidade pro futuro só tornava o meu presente algo totalmente inaproveitado. Passei a valorizar mais meus momentos atuais e isso mudou muita coisa em mim e em como eu vejo a vida, seja no profissional, no pessoal, nos relacionamentos, em tudo.

3 - NO INTERCÂMBIO TU APRENDER A CEDER

Por estar fora de casa, da tua tão amada zona de conforto, o intercâmbio faz com que tu precise te adaptar a novas situações, a deixar de ser mimado, a esquecer as comodidades que tinha e a crescer. Quando tu tem a tua "família de intercambistas" muitas vezes nem todos querem fazer a mesma coisa, comer a mesma coisa, ir ao mesmo lugar, gastar a mesma quantia, mas tu aprende a negociar e enfrentar as situações sempre como uma forma de oportunidade para que fique o máximo mais confortável para todos, pois será impossível ficar perfeito. 

4 - NO INTERCÂMBIO TU APRENDE A SER ORGANIZADO

Ser organizado é algo que se tu não é, tu aprende a ser por uma questão de necessidade durante o intercâmbio. Seja com as tuas coisas (que eu, particularmente, não sou muito), com o teu dinheiro, com os teus horários, com os teus deveres, com as tuas obrigações. Lá não tem ninguém te mandando fazer as coisas, não tem ninguém te cobrando, te acordando quando tu dorme até um pouquinho mais. No intercâmbio, mais do que ser organizado, tu aprende a ser responsável por ti mesmo. 

5 - NO INTERCÂMBIO TU APRENDE A OUVIR E ENTENDER SOBRE OUTRAS CULTURAS

Independentemente de onde tu vá, sempre haverá uma quantidade enorme de culturas diferentes para se conversar e descobrir. Tu verás que algumas culturas te acolherão melhores que outras ou que tu te identificará melhor do que outras, mas principalmente tu aprenderá a ouvir sobre estas culturas, a ver o quanto há de coisas legais e o quanto há de coisas horríveis. Quando eu digo sobre ouvir e entender é não julgar as culturas alheias, mas isso não significa concordar com tudo, apenas respeitar. Quando a gente viaja, nossa cabeça abre de uma maneira fantástica e isso alguém já deve ter te dito. A cabeça abre mesmo, a gente tem a sensação de que ela estivesse sem tampa às vezes de tanta informação que é colocada lá dentro e isso te enriquece demais, por isso não feche a cabeça, não julgue, ouça e entenda.

6 - NO INTERCÂMBIO TU APRENDE QUE A MAIOR PRIORIDADE DA TUA VIDA É TU MESMO

Pode parecer bem egoísta e até é um pouco, mas é uma grande verdade: o intercâmbio te ensina a priorizar quem realmente precisa, começando por ti mesmo. Isso não quer dizer que tu não vai ter amigos, que tu vive sozinho, que tu não precisa de ninguém, que tu será uma pessoa arrogante; claro que não! O que eu quero dizer com isso é que quando tu te põe como prioridade, tu mensura o impacto daquilo na tua vida, pro bem e pro mal, e passa a ser uma pessoa mais pé no chão para tomar decisões, mais madura para dizer sim e não, por que tu sabe o que tu quer pra ti. Isso faz a maior diferença lá e pra todo o sempre.

Como vocês podem ver, o intercâmbio não é uma experiência isolada, ele serve como aprendizado para a vida, para a carreira, para os relacionamentos, enfim pra tudo. Então, se tu tens a oportunidade de fazer um intercâmbio, meu conselho é que tu faças! :)

E então, gostou do post? Avalia ele aqui embaixo!
Comenta sobre a tua experiência fora e compartilha com os amigos essas dicas lá na página do Borboletando: https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Beijos da Vi :)

2 comentários:

  1. Ótimas dicas! Aproveitando, gostaria de deixar uma dica também. Algumas pessoas que desejam praticar seu inglês, mas estão sem tempo ou dinheiro, podem fazer programas de Imersão em Idiomas. É uma experiência que une viagem, contato com a natureza e conversação com nativos de outros países. Eu particularmente gosto de uma em especial, que monta um programa de acordo com sua necessidade através de um teste: http://www.onthewayschool.com/#!instrues/c3u4
    O lugar fica em uma chácara no interior de Campinas, a duas horas de carro de São Paulo. No pacote deles já inclui refeições e tem um preço bem em conta para o final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece interessante! Infelizmente não posso testar por não residir em SP, mas muito obrigada pela dica! ;)

      Excluir

Cometa aí o que você achou disso...