segunda-feira, 13 de junho de 2016

Como ganhar uma grana extra?

E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos mesclar as tags Como Faz com Finanças Pessoais para essa postagem bem valiosa sobre como ganhar um grana extra para atingir objetivos diversos!
Como todo mundo no mundo inteiro, uma graninha extra sempre é muito bem-vinda, nénom?
Se tu ainda não leu a minha postagem sobre Como fazer sobrar dinheiro no final do mês, é bem legal por que complementa essa aqui pra tu ficares RIC@ ;)

Minhas dicas não envolvem tu largar teu trabalho atual para te dedicar a outra coisa, mas sim coisinhas que tu pode fazer secundariamente, que não te tomam tanto tempo, e que te dão um retorno rápido. Perfeito, né?! Vamos lá!

1 - VENDA ALGUMAS DAS TUAS COISAS 

Quem não está naqueles bricks de compra, venda e troca de coisas novas e usadas no Face, hein? Além deles, temos várias opções de sites como nosso antigo e querido Mercado Livre e os novinhos como o Enjoei, o Desepego, a OLX e entre outros. Confere aqui um lista que a Exame fez com 15 sites que tu podes usar pra comprar e vender usados.

Lembrando que é sempre importante que os objetos sejam vendidos por preços condizentes com sua qualidade e que as informações também estejam de acordo para que não dê problema. Algo que não custa lembrar é que o comprador tem até 7 dias para devolver qualquer comprar feita pela internet sem motivo algum, então se liga pra não perder a venda, hein!

2 - VENDA TUAS HORAS DE TRABALHO COMO FREELANCER

Nem todas as profissões dão margem para isso, mas se tu és Designer, Administrador, Publicitário, Jornalista, Arquiteto, Engenheiro e etc, tu podes trabalhar por "job" ou "freelancer" (freela) e cobrar por horas trabalhadas. Geralmente se trabalha por um projeto específico e não existe deslocamento, o trabalho é feito e entregue de casa, o que é uma baita comodidade, mas pode fazer com que tu trabalhe no final de semana, então podere bem ;)

3 - VENDA TUA ARTE NA PRAIA

Se tu manjas de artesanatos, costuras, biscuits, ponto cruz, miçanga, pintura, tricô, crochê, patchwork, scrapbook e etc etc etc etc, não perde tempo e mostra teu dom! hahaha! Sempre tem gente que curte muito esse tipo de coisa, mas demanda um tempo absurdo também, então minha sugestão é fazer um "protótipo" de cada item que tu saiba fazer e mostra no trabalho, pros amigos, faz uma página no FB, enfim, mostra pro mundo e faz por encomenda para que tu consiga te organizar quanto a quantidade de material e etc.

Lembra de estabelecer um valor antes de oferecer e que seja viável pras pessoas pagarem e também pra tu comprares os materiais e a tua mão-de-obra ;)

4 - VENDA COMIDINHAS NA ESQUINA

Brincadeira na esquina, mas tem um cara aqui na esquina do meu trabalho que vende café, sanduíche e bolo todos os dias e ele ganha dinheiro, hein! hahaha! Se tu tem dotes culinários, mostra isso pros outros, mostra pro mundo! Minha sugestão é que tu faças uma amostrinha e leve pro trabalho, se todos gostarem tu informa que vai começar a vender pra levantar uma grana para uma viagem e tals, o pessoal já vai curtir, já vai querer te ajudar e a viagem tá garantida! :D

Lembrando que, assim como a arte na praia, os valores precisam ser estabelecidos de forma a fazer com que as pessoas queiram pagar e que tu tenha lucro, contemplando os materiais e a tua mão-de-obra!


5 - SEJA REVENDEDORA JEQUITI, MAKY KAY, AVON, NATURA, IVONE


E por que não? É uma das formas mais rentáveis de trabalhar e tem, inclusive, gente que vive só disso! Tem que ter um pouco mais de noção de venda, mas se tu conseguir um público fiel, os produtos quase se vendem sozinhos.

6 - TROQUE COISAS QUE TU NÃO USAS POR COISAS QUE TU QUERES

Não é uma forma de levantar dinheiro em cash, mas é uma forma de atingir objetivos e funciona muito. Se tu quer muito alguma coisa e pode dar outra em troca, negocie. A máxima é: o não tu já tens, quem não chora não mama! haha!


7 - COMPRE BARATO E REVENDA (POR PREÇO JUSTO)


Às vezes a gente acha umas promoções absurdamente baratas ou temos acesso a fornecedores ou lojas de fábrica que outras pessoas não têm ou até mesmo comprinhas no exterior, então por que não vender isso? Por quê? As pessoas ficam felizes e a gente mais ainda, nénom?! :D

Lembrando que não vale colocar um preço injusto, hein?! Venda por um preço legal pra que o produto não fique mofando e que tu durma com a consciência tranquila ;)

8 - PEÇA PARA TRABALHAR DE AUXILIAR NOS FINAIS DE SEMANA

Tem vários restaurantes e cafés que possuem uma sazonalidade (ou seja, variação de fluxo) maior aos finais de semana, portanto eles também precisam de mais gente atendendo, mas nem sempre querem pagar CLT para alguém que não fará o mínimo de horas semanais. Nesse caso, tens aí uma baita oportunidade de trabalhar e levantar uma graninha aos finais de semana ou dias mais movimentados, basta ir a algum lugar que tu aches legal de trabalhar e falar com o Gerente sobre esta possibilidade. Uma hora dá certo ;)

9 - SEJA CAT/DOG SITTER 

Existem aplicativos que facilitam isso, como o DogHero, mas ser um cat/dog sitter é relativamente simples: basta tu teres uma afinidade absurda com a "espécie" e saber dar os cuidados. É claro que não são só flores, tem que limpar cocô, vai ter um outro que pode não gostar de ti, te cansar de tanto brincar, etc, mas se tu gosta muito de animais, vale a pena cogitar essa ideia.


10 - SEJA UM BLOGGER, YOUTUBER, ETC E VIVA DE PUBLICIDADE NA INTERNET


A internet tem dado muito dinheiro, mas não é tão simples ganhar ele. Tu precisarás de um canal no YouTube ou um Blogger como esse aqui, ter conteúdo relevante, muita gente que olhe, acesse e, principalmente, clique nos links patrocinados com propaganda. O dinheiro entra por meio do AddSense e isso tudo tu podes te informar melhor com o Google mesmo, é bem fácil de entender.

Como vocês podem ver, eu não utilizo dessa ferramenta, por isso meu blog não tem nenhuma propaganda. Isso também significa que eu não possuo grandes aprofundamentos nesse assunto, mas eu sei que é possível! haha!

11 - SEJA UBER OU BLA BLA CAR

Estão aí outras oportunidades que a tecnologia nos deu para ganhar grana: aplicativos de deslocamento. Para o Uber, como todos devem conhecer, tu precisas ter um carro e te adequar a uma série de exigências dele, mas tu ganha cerca de 75% do valor da corrida. Já o Bla bla car , pra quem ainda não conhece, é um app que tu compartilha o teu carro pro destino que tu irás e alguém que estiver indo pro mesmo lugar aluga um assento e vai contigo! É mais econômico financeiramente e também ecologicamente.

12 - ALUGUE UMA PARTE DA SUA CASA POR AIR BNB

Assim como o Bla bla car, o Air bnb é uma forma de alugar a tua casa, apê ou apenas um quarto ou um sofá para alguém que tem interesse em ficar hospedado naquela região. Tu estabelece um preço, as regras da casa, o que está incluso e a pessoa escolhe ficar lá e por quanto tempo.

Lembrando que segurança em primeiro lugar, por isso converse e conheça bem a pessoa antes que ela venha, ok?

13 - DÊ AULAS DE COISAS QUE TU SAIBA FAZER

Se tu sabe alguma língua, sabe mexer no Photoshop, no Illustraitor, sabe fazer um Planejamento, sabe surfar, sabe cozinhar, etc etc, dê aulas particulares disso. Além de aprimorar teus conhecimentos, tu ganha uma grana! :D

14 - DÊ CONSULTORIA SOBRE ASSUNTOS QUE TU DOMINES

Essa dica é o para o pessoal mais expert em alguma área, que realmente entenda profundamente sobre algum assunto. É quase como dar uma aula, mas ao invés de tu dar o peixe, tu ensina a pescar.

15 - ARRUME UM SEGUNDO EMPREGO

Se nenhuma das opções acima te ajudam e tu precisas muito muito desesperadamente de mais grana, acredito que única alternativa que te sobrou foi achar um segundo emprego que tu consiga trabalhar no horário alternado ao do teu primeiro emprego. Ainda que não seja fácil, não é impossível. Minha sugestão é que para começar, utilize a dica 8 e vai com tudo! :)

E então, pessoa! Ajudou vocês?
Eu espero que sim, até por que me ajudou também! haha! Já vou colocar algumas dicas em prática em breve!
E vocês, como fazem pra levantar uma grana extra? Conta aí nos comentários!
Compartilha essas dicas lá no FB: https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Beijo da Vi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa aí o que você achou disso...