terça-feira, 31 de maio de 2016

Como fazer sobrar dinheiro no final do mês?

E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos começar a tag de Finanças Pessoais aqui no BB Tips e, como hoje é dia de pagamento pra muitos (ou durante essa semana), eu já vou dar essa dica pra quem quer chegar no mês que vem sobrando uns trocadinhos ;)

Bom, fazer sobrar dinheiro no final do mês é algo que precisa de bastante organização e que nem sempre é possível de um mês pro outro, principalmente quando se tem muitas contas a pagar no cartão de crédito ou empréstimos, por exemplo. Mas a boa notícia é que é possível sim e eu vou te dar algumas dicas de como eu faço isso.

1 - CALCULE SUA RECEITA X SEUS GASTOS

O primeiro passo é colocar na ponta do lápis quanto tu ganhas por mês e quanto tu gastas por mês. Os ganhos são salário fixo, variável, ajuda da família, mesada, etc. Os gastos são aqueles fixos que a gente sabe que tem iguais todos os meses e aqueles que a gente não tem exatamente quais serão mas consegue prever mais ou menos quanto será. É sempre importante nos gastos, deixar uma margem de "inconveniências" ou contratempos, por que sempre pode acabar acontecendo alguma coisa que te exija dinheiro, então é sempre bom estar calculando isso também. O resultado deste cálculo precisa estar equilibrado. Caso ele não esteja, isso significa que tu estás te atolando em dívidas então já levante uma bandeira vermelha aí! Tu vais precisar cortar alguns gastos ou vais precisar procurar alguma forma de ganhar mais.

Olha aqui o post sobre Como ganhar uma grana extra! :)

2 - ESTABELEÇA PERCENTUAIS DE GASTOS PARA CADA DESPESA

Tendo definido todos os gastos, fica mais fácil visualizar se os teus gastos estão equilibrados ou não. O que eu quero dizer é de visualizar o quanto está representando cada tipo de despesa no teu orçamento final. Por exemplo, se o transporte está representando uma porcentagem muito grande das tuas despesas, talvez seja interessante repensar qual forma de transporte tu estejas utilizando, ou se a alimentação está muito cara, talvez tu possas reorganizar os restaurantes que tu tens frequentado, por exemplo. Tente fazer uma balança, pesando o que é mais relevante e levando em conta tudo o que tu pode economizar, sobrando um pouquinho para cobrir onde falta ou para sobrar no final do mês :)

Caso tu tenhas dificuldade pra visualizar os teus gastos, existem alguns aplicativos muito bons que te ajudam com isso. Tu podes procurar, mas vou deixar prometido aqui um post sobre apps que ajudam a controlar as finanças pessoais! :)

3 - MANTENHA SEUS GASTOS COTIDIANOS NO DÉBITO

Isso foi um aprendizado que tive com uma amiga do trabalho e que funciona muito, principalmente quando não temos certeza do dia de amanhã. Utilizar o dinheiro que tu ganhas no cartão de débito significa utilizar apenas o dinheiro tu ganhas, sem postergar nenhuma dívida, se vendo livre de qualquer pagamento que possa vir a ser cobrado caso tu troques de emprego ou seja demitido, por exemplo. Além disso, é muito mais fácil se organizar com o dinheiro do débito, pois tu sabe exatamente quanto tu pode gastar, já no crédito fica aquela coisa "tenho crédito, posso ir mais um pouquinho, mês que vem eu pago, vai cair na outra fatura, eu parcelo" e assim vai... se tu não te organiza bem direitinho, vira uma bola de neve.

Eu quase me enrolei com cartão de crédito, então falo por experiência própria, dica de amiga mesmo! haha! Coisas cotidianas que tu vai gastar sempre eu compro no débito, como gasolina, compras no supermercado, farmácia, etc. Quando são compras maiores, como roupas, acessórios ou coisas pra casa, que tendem a durar mais tempo e são mais caros, aí vale a pena o parcelamento, mas também evito o 10x, 12x, prefiro pagar algumas parcelas maiores e me ver livre logo, do que ficar pagando aquilo pra sempre e às vezes o produto nem dura o tempo que a gente paga (pensa nisso também!)

4 - TRANSFIRA PARA UMA POUPANÇA UMA QUANTIA NO INÍCIO DO MÊS

Quando tu tiveres com tudo isso organizado, tu vais conseguir visualizar mais ou menos quantos reais por mês será possível guardar. Tendo em vista que tu estará usando a dica de usar o débito, não deixe esse "dinheiro sobrando" dando sopa no teu cartão, transfira ele pra outra conta, de preferência uma poupança que te incentive a colocar cada vez mais para render juros e que tenha uma taxa de transferência alta para que tu não caias na tentação de usar esse dinheiro! hahaha!

Tenho feito isso há quase 2 anos. Todo o início do mês eu defino quanto eu vou guardar e envio esse valor pra uma outra conta, onde fica rendendo lá e eu esqueço, uso apenas o que sobra no débito. É claro que não precisa ser muito, afinal a gente ganha pra viver o agora, mas mês sobre mês vocês vão vendo que vai somando uma quantia interessante e que quando vocês quiserem atingir um objetivo que dependa de uma graninha, vocês já vão ter uma boa parte! Vale muito a pena!

Lembrando que essa poupancinha também serve para aqueles contratempos que falamos antes que geralmente exigem uma certa quantia de dinheiro. Um exemplo bem prático disso foi uma batidinha que dei esses dias com o carro. Tinha seguro, mas tive que pagar a franquia. É uma droga, mas acontece!

E então, essas dicas e ajudaram? Se sim ou se não, avalia o post aqui embaixo!
Comenta conosco quais são as tuas forma de guardar dinheiro e compartilha com os amigos para ajudá-los também!

Curte também a página do BB lá no FB e acompanha todas as postagens https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Um beijo da Vi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa aí o que você achou disso...