quinta-feira, 26 de maio de 2016

Como faz um TCC que tu goste?

E aí, pessoal! Tudo bem?
No primeiro post do BorboTips eu vou ajudar vocês a fazerem algo que tem dominado a minha rotina nos últimos tempos: TCC.
A fase final de qualquer gradução é sempre bem estressante, por que além de toda a pressão de formatura, trabalhos finais, carreira, ser efetivado, fazer o que gosta, tu ainda precisa escrever durante muito tempo (1 ano a 1 ano e meio) sobre o mesmo tema e isso pode desestimular muito a gente, perdendo e gás e a vontade de fazer o trabalho.
Como esse guia rápido de #COMOFAZ, em 8 passos eu te ajudo a escolher bem o teu tema e desenvolver um bom trabalho, independente da tua formação!
Gostou? Então vamos lá! :)

1 – escolha um tema que tu goste

Essa é a nossa primeira preocupação na hora de começar o TCC e com muita razão. A escolha do tema precisa ter muito a ver contigo e com os teus interesses pessoais, além de, claro, ter a ver com o teu curso. No meu caso eu escolhi música, mas eu poderia ter escolhido amor, animais, tecnologia ou temas mais batidos na publicidade como veículos de informação e mídias, por exemplo. 
Neste momento, não pense muito em como você vai trabalhar esse tema, apenas liste coisas que tu goste de ler, conversar, se informar e vá para o passo 2.

2 – escolha um enfoque que te interesse

Para que o teu tema tenha a ver com o teu curso e que as conclusões geradas pelo trabalho sejam relevantes, o enfoque do tema precisa ser bem trabalhado, mas também precisa ser algo que te interesse, afinal além do tema, o enfoque também exige que tu leia muito sobre. 
No meu caso eu queria algo mais futurista, tendências, essas coisas, então decidi falar sobre música e streaming num primeiro momento. Depois fui ver que não ia muito pra frente meu enfoque, afinal eu ficaria limitada a uma análise e eu queria descobrir coisas, então mudei o enfoque. Agora será previsão de cenários para o empreendedorismo musical no Brasil. E eu ameeei! :)
O importante aqui é se distanciar um pouco do tema e cruzar com ele várias possibilidades, pensando em outras coisas que tu goste e que tu possa relacionar com isso criando um problema de pesquisa interessante.

3 – leia sobre o tema e reflita sobre seu real interesse nele

Nessa primeira fase, é muito importante ler muito sobre os possíveis temas e os possíveis enfoques. Isso ajuda muito a definir se é sobre aquilo mesmo que tu queres falar e ajuda a abrir a mente com relação a resultados que possam ser obtidos com o teu trabalho. É interessante ler sobre tudo o que envolve o teu tema por que às vezes a gente só conhece um lado que acha legal, mas o trabalho poderá abranger partes nem tão interessantes assim, então é preciso estar preparado!

4 – converse com outros professores além do seu orientador

Na fase inicial é bem legal conversar com pessoas que tenham ligação com os possíveis temas que tu tens em mente, pois eles podem te dar alguns caminhos a seguir ou podem te dizer que não é legal ou que não é um estudo relevante. É preciso levar isso tudo me consideração. 
Converse também para saber se ninguém está fazendo um tema muito parecido, pois não é nada interessante ter dois trabalhos praticamente iguais, nem pra ti, nem pra faculdade, então esteja bem atendo a isso.

5 – esteja aberto a mudanças

Quando tu fores conversar com as pessoas, ouça com atenção, pois elas podem ter bons motivos pra te fazer mudar de ideia, então não é bom estar totalmente fechado num tema, afinal, é sempre muito bom ouvir a experiência dos outros, ainda mais quando estamos falando de professores e especialistas da área.

6 – escolha um orientador que tu goste de trabalhar

Na hora de escolher o orientador, dê preferência a algum professor que tu já tenha tido aula, por que é muito ruim quando tu não conhece a pessoa e acaba descobrindo que a forma de trabalhar de vocês dois é muito diferente.. isso pode te render alguns problemas bem graves, na verdade, ainda mais graves para o trabalho em si! Caso nenhum professor que tu conheça oriente, converse com algum outro e procure conhece-lo antes de escolher, isso fará muita diferença nas orientações posteriormente.

7 – faça coisas e vá a eventos que tenham a ver com o seu trabalho

Estar imerso no mundo do teu tema é muito importante. Ajuda a abrir a cabeça e identificar possibilidades, além de, obviamente, te munir de experiência e conhecimento para escrever o trabalho, afinal, muito além dos livros e do referencial teórico, o teu trabalho precisa ser baseado na realidade prática.


8 – se dedique, leia muito e escreva bem

Esse passo parece bobo, mas é o que eu mais tenho tido dificuldade de cumprir e é por isso que eu estou já reforçando ele pra vocês: se esforcem! Na hora de fazer o TCC tudo parece mais legal do que sentar e fazer, por isso é importante ter disciplina e foco. Além disso, é importante que se tenha bastante conhecimento sobre o assunto e isso de adquire com muita leitura. E, por fim, para colocar as coisas no papel é muito importante que tu escrevas bem e consiga expressar as tuas ideias. Caso tu tenhas dificuldade com a escrita, peça ajuda antes que o teu trabalho vire um bolo de folhas com palavras sem sentido, por que no TCC não existe essa de "o que vale é a intenção" (hahaha)!

Então, pessoal, por ora era isso. Caso achem que precise adicionar mais alguma dica, manda aí nos comentários! 
Não esquece também de marcar se o post te ajudou ou não e de curtir a página do Borboleteando no Face! Ta aqui o link: https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Obrigada pela atenção! 
Um beijo da Vi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa aí o que você achou disso...